O dia a dia de um marceneiro não é fácil, além de superar as expectativas do cliente, é necessário atender diversas exigências, prestar um serviço de alta qualidade e realizar orçamentos. Pensando nisso, além de contar com as ferramentas certas, um bom planejamento é fundamental para melhorar a produtividade e o dia a dia da empresa. Então, se você quer saber mais sobre o assunto, não deixe de acompanhar o post de hoje até o final e conferir DICAS PRECIOSAS PARA MELHORAR SUA MARCENARIA
1. Organize a produção: A marcenaria é feita com recurso a vários equipamentos e materiais como máquinas e ferramentas manuais. Por isso é importante organizar sua produção para garantir eficiência e produtividade. O ideal é analisar quais itens você usa todos os dias, quais você usa apenas em alguns projetos e quais você usa muito raramente. Considerando essa distribuição, as máquinas devem estar separadas umas das outras, para que o espaço seja otimizado e o tempo não seja perdido em deslocamentos. Assim você garante uma boa localização de máquinas e ferramentas e um espaço confortável para circulação.
2. Crie controle: Quando a rotina é tão corrida, é praticamente impossível lembrar de todas as tarefas a cumprir durante o dia. Isso é normal, mas não significa que não possa ser melhorado e melhorado. Pensando nisso, crie checklists para cada etapa para não errar no processo e te ajudar a organizar sua rotina com mais cuidado.
3. Use a tecnologia a seu favor: O fato é que o desperdício de material ocorre na indústria de carpintaria seja por descuido, falta de planejamento ou mudança de planos. No entanto, com a ajuda da tecnologia, é possível reduzir significativamente o erro. Boas máquinas, ferramentas e software de plano de corte têm uma margem menor para erros e desperdícios. O resultado é maior aproveitamento de material, tempo e economia.
4 Recicle materiais: É muito comum que tiras e restos de madeira sejam jogados em um canto de carpinteiro ou mesmo jogados fora depois que uma peça é desenvolvida. Porém, com um bom planejamento, é possível reaproveitá-los, criando pequenos objetos que podem contribuir para o faturamento da empresa. Além disso, você pode colaborar com ONGs, artesãos e designers que utilizam esse material.
5. Jogue fora o que não usa: Evite juntar ferramentas ou materiais que não servem mais para a marcenaria, e descarte tudo o que não usar. Isso porque o acúmulo deixa o ambiente visualmente mais poluído e desorganizado, o que afeta a lisura da produção e o bem-estar dos trabalhadores no ambiente. Porém, não esqueça de retirá-los em locais apropriados, como ecopontos.
6. Invista na simplicidade: Os aparelhos devem trazer flexibilidade para o dia a dia e merecem um bom investimento. Mesmo que você tenha que pagar a mais, o custo é compensado na flexibilidade de entrega do produto, o que aumenta ainda mais o seu atendimento. Exemplos de equipamentos são os carrinhos de folhas, que são ótimas opções de layout.
7. Gerencie seu tempo: Dito isto, o dia de um marceneiro é bastante estressante. Assim, quanto mais você gerenciar e planejar tarefas, melhor será a gestão e os resultados do seu negócio. Existem vários programas fáceis de usar e totalmente gratuitos que ajudam no gerenciamento do tempo. Dessa forma, você pode identificar obstáculos e dificuldades que afetam o fluxo geral das operações.
8. Planeje projetos adequadamente: É importante dar ao cliente informações completas, inclusive onde o móvel será colocado, se ficará exposto à umidade ou ao sol, qual a finalidade, por que ele quer o móvel, etc. Todas essas informações podem afetar sua produção, e se você não fizer esse rascunho inicial, poderá enfrentar alguns problemas relacionados à falta de comunicação e requisitos do cliente. Lembre-se de deixar claro no contrato que nenhuma alteração poderá ser feita na versão final depois de aprovada.
9. Mantenha-o limpo: Por último, mas não menos importante, sabemos que nenhum carpinteiro pode evitar a serragem, que são as lascas, pó ou lascas de madeira que saem ao cortar ou lixar uma mesa. Porém, é importante manter o ambiente o mais limpo possível, por exemplo com exaustor, para garantir o bem-estar de todos. Agora que já sabe como melhorar a sua marcenaria, pode pôr em prática os nossos conselhos. Lembre-se de que tudo tem que se encaixar para que seu negócio seja efetivamente bem-sucedido. Por isso, procure organizar o seu negócio como um todo para evitar dores de cabeça desnecessárias e garantir um crescimento sustentável a longo prazo.
ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DAS DICAS PRECIOSAS PARA MELHORAR SUA MARCENARIA
Contamos com as melhores ferramentas para o seu trabalho, não perca tempo e confira nossa gama de produtos hoje mesmo!